PLANSERV

A importância do psicólogo nos processos de recrutamento e seleção • PLANSERV RH - Segurança Eletrônica e Terceirização

A importância do psicólogo nos processos de recrutamento e seleção

Muitas empresas recebem uma chuva de currículos diariamente, e ainda mais quando abrem processos seletivos. Fazer uma boa triagem e seleção de candidatos demanda um olhar clínico e especializado, afinal, existem alguns questionamentos que devem […]

Muitas empresas recebem uma chuva de currículos diariamente, e ainda mais quando abrem processos seletivos. Fazer uma boa triagem e seleção de candidatos demanda um olhar clínico e especializado, afinal, existem alguns questionamentos que devem ser respondidos, como:

● Quais os requisitos necessários para preencher determinada vaga?
● Que tipo de personalidade e habilidades emocionais o candidato ideal deve ter para
conquistar a posição?
● Como perceber, através de um currículo ou de uma entrevista, se o candidato é
realmente o adequado para compor a equipe?

Nesses momentos, um time especializado em recrutamento e seleção faz toda a diferença, e dentro dele, a presença de um psicólogo organizacional é essencial. Esses profissionais conhecem a cultura corporativa, estão a par do tipo de ambiente, necessidades e demandas das empresas, e usam sua formação para fazer a combinação perfeita entre uma empresa que quer contratar e um candidato que quer um emprego.

Fique nesse post para entender mais como funciona o papel de um psicólogo dentro desses processos.

Qual o papel do psicólogo em recrutamento e seleção

De acordo com o Dicionário de Oxford, a psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com o ambiente físico e social.

Através da psicologia, o ser humano aprende a compreender melhor a si e aos outros. Se pensarmos que os processos seletivos significam que algumas pessoas estarão julgando outras através de uma série de pré-requisitos que devem ser analisados e preenchidos, entenderemos que a situação demanda muito profissionalismo.

É um momento de nervosismo para candidatos e altas expectativas para empresas. Um psicólogo especialista nesse tipo de situação sabe balancear os dois lados a fim de escolher o candidato mais compatível com o fit cultural da empresa.

Eis alguns dos conhecimentos que os psicólogos oferecem para os processos de seleção:

Saber deixar o candidato a vontade e identificar o que é nervosismo e o que é inaptidão para o cargo

Como mencionamos anteriormente, as etapas de entrevistas e/ou dinâmicas de recrutamento podem ser emocionalmente estressantes e desafiadoras para os candidatos. Embora seja interessante saber como esses indivíduos se comportam sob pressão, é muito importante saber deixar os candidatos à vontade e confortáveis para que eles consigam falar e demonstrar tudo o que podem fazer pelo seu negócio e quais são os diferenciais que podem ser cruciais para a contratação.


O nervosismo pode impedir que muitos candidatos excelentes tenham um bom desempenho, e para evitar que isso aconteça, os psicólogos utilizam de linguagem corporal, tom de voz e conversa para quebrar o clima de apreensão.

Saber fazer as perguntas certas

Um recrutador despreparado pode achar uma série de perguntas prontas para entrevistas na Internet. Mas essas perguntas podem estar completamente desalinhadas com as informações que devem ser levantadas para o processo seletivo da sua empresa. Afinal, o que adiantaria perguntar se o candidato tem espírito de liderança caso a vaga seja para uma posição em que ele precisaria muito mais saber cumprir ordens do que delegar?


Nem sempre as perguntas certas estarão em uma lista pré pronta. Em alguns momentos elas surgirão espontaneamente, de acordo com o que o candidato for revelando. O que nos leva ao próximo ponto.

Ter escuta ativa

Na escuta ativa. o ouvinte dedica total atenção e interesse ao que o seu interlocutor está dizendo. Um psicólogo, para além disso, pode identificar o que está sendo “dito nas entrelinhas” e até mesmo utilizar as próprias falas do candidato para perguntar mais a respeito dele, obtendo um conhecimento mais profundo a fim de compreender melhor aquele indivíduo que ali se apresenta.

Realizar testes e avaliações psicológicas

Os testes psicológicos podem ou não ser uma parte de um processo seletivo, mas eles sempre devem ser realizados apenas por psicólogos. Existem diversos tipos de testes e o objetivo deles não é a obtenção de uma resposta certa ou errada, mas sim a possibilidade de traçar um perfil do candidato de uma maneira mais rápida, a fim de comparar os resultados com os requisitos necessários para o preenchimento da vaga.

Vantagens de ter um psicólogo no processo de recrutamento e seleção

De forma a resumir tudo o que abordamos ao longo do texto, podemos apontar como principais vantagens de ter um psicólogo no processo de recrutamento e seleção da sua empresa:

  • Maior assertividade na busca pelo candidato ideal
  • Olhar clínico, atento e treinado
  • Processo seletivo humanizado

Quer ter uma equipe especializada para realizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa?

Conte com a Planserv! Nós oferecemos um serviço especializado para empresas que buscam selecionar os profissionais certos. Funciona assim:

  1. Sua empresa informa qual a vaga a ser preenchida e quais as skills necessárias
  2. A Planserv se responsabiliza por divulgar, analisar os currículos, entrevistar e
    selecionar os melhores candidatos para a entrevista final
  3. Sua empresa realiza a entrevista final

Dessa forma, sua empresa economiza tempo e recursos, e conta com a facilidade de ter profissionais qualificados na busca pelo melhor candidato para o seu time.

Quer saber mais? Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp!

Central de Relacionamento PLANSERV RH

Central de Relacionamento

(83) 3225-4784
(81) 3299-1300

Atendimento via WhatsApp com a PLANSERV RH

Atendimento via WhatsApp

(83) 3225-4663
(83) 98192-2664
(83) 98128-7135

Horário de Atendimento da PLANSERV RH

Horário de Atendimento

Atendimento 24 Horas

EnglishPortugueseSpanish