A Planserv esclarece tudo o que você precisa saber sobre mão de obra terceirizada no condomínio
A terceirização é um setor do mercado em plena expansão, que tem auxiliado empresas a focar esforços e investimentos no desenvolvimento do seu negócio. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua aplicabilidade também nos condomínios (verticais e horizontais).
Essa é uma forma de contratação legal, que existe há décadas. Ainda em 2015, foi realizada uma pesquisa, “censo Síndiconet”, que revelou que 36,1% dosparticipantes já utilizavam mão-de-obra terceirizada em seus condomínios.
Na Planserv o serviço de terceirização em condomínios é bastante procurado, que registrou aumento em 2020. E as principais dúvidas que chegam até nós são:
Como funciona a terceirização em condomínios?
Ao invés de contratar funcionários para trabalhar no seu condomínio, você contrata uma empresa, que oferece serviços terceirizados para condomínios e os funcionários desta empresa vão trabalhar no seu residencial ou comercial.
Assim, seu condomínio é uma empresa contratando outra, ou seja, você só recebe o serviço dos funcionários, mas não é legalmente responsável por eles. A terceirizada contratada é quem vai arcar com custos e despesas dos empregados dela.
Quais profissões podem ser terceirizados?
A lei que regulamenta a terceirização permite que sejam terceirizadas as atividades meio e as atividades fim. Por isso, nos condomínios é possível terceirizar:
Segurança;
Serviço de limpeza;
Serviço de conservação;
E mais uma gama de outras funções. Basta verificar se quais funcionários para condomínio a empresa contratada possui.
Quais as vantagens da terceirização em condomínios?
Redução de custo: em condomínios, os gastos ao contratar diretamente os funcionários chegam é ser 20% mais caros em condomínios (verticais e horizontais);
Funcionários mais capacitados: na Planserv, oferecemos treinamentos para nossa equipe, para que ela esteja preparada para atender bem o seu condomínio;
Menor risco de problemas trabalhistas: as responsabilidades legais são majoritariamente da empresa contratada;
Horários estabelecidos: não existe o problema de não ter alguém para ficar na portaria esperando o porteiro que atrasou, por exemplo. A escala de horários é bem definida e cumprida regularmente.
Menos trabalho para o(a) síndico(a) e subsíndico(a): sobra mais tempo para se dedicar aos problemas do ambiente e dos condôminos.
Quais os riscos da terceirização em condomínios?
Um dos principais medos dos síndicos e condôminos é o risco de contratar uma empresa que não tem comprometimento. Terceirizar os serviços e a contratante “”sumir” ou não garantir os direitos dos funcionário e o condomínio ter que arcar com algum problema.
E já esclarecemos que existe uma possibilidade mínima, mas para excluí-la basta escolher uma empresa contratante que tenha tradição no mercado e que seja comprometimento com os clientes que já possui na cartela.
Para fazer a melhor escolha uma dica é buscar as avaliações da empresa e ver se ela também atende empresas sérias (que não contratariam uma empresa ruim).
Outra dúvida comum é se é seguro contratar terceirizados para cuidar do condomínio.
A resposta para essa questão também depende da empresa contratada. Se a terceirizada for séria, não há riscos em relação a segurança do patrimônio ou condôminos, ao contrário! Aqui na Planserv, por exemplo, fazemos treinamento com nossos funcionários para que eles estejam mais preparados para garantir o melhor serviço ao condomínio.
Como contratar a terceirização de condomínios?
Leia também: como e quando contratar uma empresa terceirizada.
Agora que você já sabe como funciona, calcule a economia da terceirização em condomínios na prática! Clique no botão abaixo e solicite o nosso orçamento:
Central de Relacionamento
(83) 3225-4784
(81) 3299-1300
Horário de Atendimento
Atendimento 24 Horas