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Terceirização para seu negócio de hospedagem

Sendo uma das estratégias mais utilizadas em hotéis e pousadas do Brasil, a terceirização facilita muito a gestão das atividades e dos meios de hospedagem. Dessa forma, é preciso entender como funciona a terceirização, quais […]

Sendo uma das estratégias mais utilizadas em hotéis e pousadas do Brasil, a terceirização facilita muito a gestão das atividades e dos meios de hospedagem.

Dessa forma, é preciso entender como funciona a terceirização, quais tipos de serviços podem ser terceirizados. Tudo isso é fundamental para uma gestão a altura do mercado brasileiro.

Pensando em ajudar seu negócio de hospedagem, principalmente no tempo atual em que vivemos de pandemia, o tema do artigo de hoje será a terceirização para o seu negócio de hospedagem. 

Acompanhe esse texto até o final e não perca nenhum detalhe. Boa leitura! 

Entendendo melhor como funciona a terceirização

Uma das coisas mais importantes da terceirização é que, é possível solucionar a falta de mão de obra dos hotéis e pousadas nos períodos de mais movimento, sem precisar alterar o número de funcionários.

Dessa forma, a terceirização faz com que seja possível adquirir maior flexibilidade na contratação de empresas que terceirizam esses serviços.

Em outras palavras, esse serviço é feito quando a empresa contrata uma prestadora de serviços para que realize alguma atividade necessária.

Sendo firmada através de um contrato, a parceria impõe uma relação entre o trabalhador e a empresa prestadora do serviço.

É importante lembrar de checar se a empresa que pretende contratar, dispõe de profissionais que estão alinhados, além do grau de exigência.

Para garantir um bom funcionamento, os profissionais devem estar comprometidos e inseridos nas características de trabalho, caso isso não aconteça, a produtividade cairá.

Para isso, é preciso considerar algumas coisas fundamentais na hora da contratação, como por exemplo, os serviços que são oferecidos, saber se a empresa tem experiência no mercado, capacidade financeira e etc.

Alguns dos serviços mais terceirizado na hotelaria são: 

  • Portaria;
  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Concierge;

Demanda para o seu negócio de hospedagem 

Com várias frentes operacionais, o hotel ou pousada precisam de uma equipe para cada função, desde a recepção, até os cozinheiros que preparam o café dos hóspedes.

Demandando uma logística própria, cada setor precisa de treinamento específico para cada colaborador, os detalhes para dar conta são muitos, mas por sorte os serviços terceirizados podem auxiliar nessas etapas. 

Pensar na demanda do seu negócio de hospedagem é fundamental na hora de escolher qual serviço você deseja terceirizar. Sendo assim, veja a seguir, a necessidade de alguns serviços. 

Recepção

A principal função do recepcionista é dar orientações aos hóspedes com as primeiras informações, como horários de check-in e out, localizações das áreas comuns do lugar, dentre outros.

Manutenção

Um responsável pela manutenção deve existir, pois além de possíveis falhas prejudicarem a imagem do seu hotel ou pousada, toca também na questão da segurança contra acidentes que são evitáveis.

Paisagismo

Associado a qualidade de vida, o paisagismo promove melhorias socioambientais, incluindo arbustos, flores e plantas em seus espaços. 

Um profissional como jardineiro, é certificado e garante beleza e vida por muito mais tempo ao seu jardim.

Limpeza

Os cuidados com a higiene se estendem aos banheiros e áreas comuns, a equipe de limpeza deve ser detalhista, de confiança e cuidadosa. Dessa forma, os clientes sentirão muito mais confortáveis em se hospedarem.

Porque terceirizar esse tipo de serviço? 

A administração do hotel trabalha com vários tipos de demandas, por isso, a terceirização garante que você possua uma equipe competente, treinada e que esteja preparada para fazer as tarefas com o mais alto desempenho e confiança.

Sem contar que o custo operacional é mais baixo, pois os encargos trabalhistas como 13º salário, férias e FGTS não são com você, e sim com a prestadora que você vai contratar.

Além de ser uma maneira mais inteligente de reduzir os custos de operação, sem perder a qualidade do serviço, pois a mão de obra está especializada e passa por constantes treinamentos.

Com a mudança da lei, ocorreu uma maior flexibilidade para contratações e regulamentou a prestação de serviços temporários.

Essa oferta foi ampliada, assim como as atividades-meio, que englobam manutenção, contabilidade, vigilância e limpeza.

Quais são as tendências para o setor hoteleiro

Bem como o atendimento de qualidade, o segmento de alimentação e bebidas é de responsabilidade do hotel, e geralmente é um dos carros-chefes dos serviços oferecidos. Além disso, é onde o processo de terceirização vem acontecendo em massa.

Reduzir custos e aumentar a competitividade com restaurantes principais é a principal ideia, o que muitas vezes pode oferecer produtos, serviços e preços melhores.

Garantir a eficiência das operações, contratando bons gestores, com profissionais capazes de enxergar o hotel ou pousada como uma única coisa e entender todas as interfaces do setor, é o diferencial da terceirização no ramo hoteleiro.

Mesmo com todas as possibilidades de redução de custos e flexibilização, é preciso considerar a satisfação dos funcionários em relação ao trabalho, bem como seu bem-estar.

Sendo assim, é possível entender a importância de contratar serviços de terceirização após pesquisar e avaliar todos os prós e contras que podem ocorrer. 

No artigo de hoje, pudemos ver um pouco mais sobre a terceirização no seu negócio de hospedagem.

Vimos também a importância de ter profissionais capacitados, de acordo com os valores e alinhados às demandas da empresa e do setor.

Se você gostou desse artigo, curte e compartilha e, caso tenha ficado com alguma dúvida, comenta aqui embaixo! Até a próxima!

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